Jardim de Infância

Desde Fevereiro 1982

O jardim de infância é uma resposta social, que se destina a proporcionar atividades variadas, a crianças dos 3 aos 5 anos de idade, constituindo-se como a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

É constituído por 4 salas de atividades, cada uma delas com capacidade para vinte e cinco crianças: sala das Joaninhas ( 3 anos), sala dos Peixinhos ( 3/4 anos), sala dos Cogumelos (4/5 anos) e sala dos Girassóis dos (5/6 anos). Dispõe, ainda, de 2 casas de banho e 1 refeitório/polivalente. É um espaço acolhedor com salas amplas, coloridas, bem iluminadas e recheadas com equipamento e material didático capaz de responder às necessidades e interesses das crianças, favorecendo o seu progressivo desenvolvimento. As crianças podem, ainda, desfrutar de espaço exterior, possuindo um parque infantil. Em cada uma das salas de atividades há uma educadora e uma auxiliar de ação educativa.

OBJETIVOS

De acordo com as orientações curriculares do Ministério da Educação, o Jardim de Infância tem como principais objetivos:

  • Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos;
  • Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso de aprendizagem;
  • Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamento que favorecem aprendizagens significativas e diferenciadas;
  • Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação de sensibilização, estética e de compreensão do mundo;
  • Proceder à despistagem de inadaptação, deficiência ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança.

ATIVIDADES

As atividades curriculares são desenvolvidas nas diversas salas pela equipa educativa e obedecem a uma planificação, exposta semanalmente para consulta dos encarregados de educação. Esta tem em conta o Projeto pedagógico de sala, que define as estratégias de desenvolvimento das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e do Projeto Educativo.

No processo de planificação das atividades, são consideradas não só as diferentes faixas etárias e características de grupo, como também as três áreas de conteúdo: Área da Formação Pessoal e Social, Área da Expressão e Comunicação (nos Domínios: das Expressões Motora, Dramática, Plástica e Musical; da Linguagem Oral e abordagem à escrita e da Matemática); e Área do Conhecimento do Mundo.

 

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

A instituição propõe, também aos encarregados de educação, um conjunto vasto de atividades extracurriculares.

Atividades já incluídas na inscrição:
− Expressão Musical (para as Salas dos Peixinhos, Cogumelos e Girassóis).
− Expressão pelo Movimento (para as 4 Salas do jardim-de-infância).

Atividades não incluídas na inscrição
− Inglês
− Dança
− Karaté

REGULAMENTO 

CANDIDATURAS

 


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